Todo site até 6X s/ juros | 5% OFF em boleto ou Pix

Quais acessórios devo comprar?

  • Compartilhe

A dúvida mais comum entre os amantes de café, seja aqueles que pretendem passar um simples e delicioso cafezinho em casa ou os que pretendem se aventurar na extração de café através de métodos especiais é em quais itens e acessórios é importante investir. Com tantas opções no mercado, das mais variadas marcas, fica difícil escolher o que comprar e em qual momento.

Antes de fazer escolhas, é importante definir nossas prioridades e objetivos em relação ao que pretendemos no momento. Se a ideia é apenas conhecer um método especial ou provar cafés de uma forma diferente do convencional, não é recomendado adquirir produtos de alto custo, ao menos inicialmente. Com o tempo, caso o interesse em cafés especiais se desenvolva, pode-se aventurar em novos equipamentos, mais especializados e que permitirão maior controle sobre o método de moagem e extração do café.

Vamos, então, aos itens básicos. Na verdade, muitas pessoas já possuem alguns desses produtos, que são bastante comuns, mesmo que ainda utilize apenas o tradicional método coado.


Jarra

As jarras são acessórios que quase todos temos ou já tivemos em algum momento. Produzidas em vidro, têm por função recolher a bebida após a extração. É acessório fundamental para cafés coados feitos em maior quantidade, quando não se pode utilizar apenas copos, canecas ou xícaras. Nela são posicionados os coadores para extração de cafés nos métodos V60 e Clever, por exemplo.

Disponíveis em vários tamanhos, a escolha depende muito de quanto café pretende-se extrair de cada vez. No caso das jarras Hario, indústria japonesa que é maior fabricante do mundo de produtos para café, os tamanhos disponíveis na linha V60 são 450ml, 700ml e 1 litro.

A principal função da jarra não é armazenar café por longos períodos, motivo pelo qual a maioria dos modelos não possui proteção térmica. O café, após preparado, deve ser consumido o mais breve possível, pois assim que é terminada a extração, inicia-se progressivo processo de oxidação da bebida, que reduz sua qualidade e produz substâncias prejudiciais.

jarra-v60-03-hario-1-litro-café-água-chá

Jarra Para Servir Café Hario V60 1 Litro

Jarra V60 com 1 Litro de capacidade, ideal para extração de maiores quantidades de café. Feita em borosilicato, conta com medidas em ml impressas para facilitar o controle do volume.

Comprar

Suporte (Coador) de Café

O coador de café é mais um conhecido por todos. Ainda assim, você sabia que ele não é tão antigo por aqui quanto muitos pensam? Pois é, o coador de plástico em que colocamos filtros de papel foi inventado em 1908 por uma dona de casa alemã, chamada Melitta Bentz. Isso, mesmo, ela quem deu o nome ao tradicional marca Melitta, que chegou ao Brasil seis décadas depois, em 1968. Até a entrada da Melitta no país, os brasileiros passavam seu cafezinho diário no tradicional filtro de tecido, amparado por uma estrutura de metal, conhecida como mancebo ou mariquinha, que foi o método mais comum por 200 anos!

Dentre os métodos especiais de extração de café, o Hario V60 é o mais próximo ao tradicional sistema Melitta. No entanto, ao olharmos mais de perto, as diferenças aparecem. O suporte possui um ângulo de 60 graus entre suas paredes, que formam um "V", de onde se origina seu nome. Por dentro, possui linhas espiraladas que conduzem a água por toda a área do coador, evitando represamento. Na base, seu orifício é bem maior que a do método Melitta, o que proporciona uma extração mais rápida e adequada do café.

Seus filtros são exclusivos e se acomodam perfeitamente no suporte. São feitos de papel bem fino e muito poroso, para facilitar o trânsito da água, proporcionando uma bebida muito doce e com bom nível de acidez. São produzidos a partir de matérias virgens e sem o uso de nenhum tipo de substância química prejudicial. Para o branqueamento, a Hario utiliza oxigênio, um método natural e atóxico.

Filtros para Café

  • Compartilhe

Quais acessórios devo comprar
Quais acessórios devo comprar

A dúvida mais comum entre os amantes de café, seja aqueles que pretendem passar um simples e delicioso cafezinho em casa ou os que pretendem se aventurar na extração de café através de métodos especiais é em quais itens e acessórios é importante investir. Com tantas opções no mercado, das mais variadas marcas, fica difícil escolher o que comprar e em qual momento. ...

Continuar Lendo
Cafés e métodos de extração
Cafés e métodos de extração

Não há nada melhor que tomar um bom café! Seja expresso, coado, por infusão ou pressão, o cafezinho faz parte da história e da cultura gastronômica do Brasil. Durante muito anos, foi o principal responsável pela economia nacional e sua expansão em nosso país data de mais de três séculos. Hoje somos o maior produtor mundial de café, tanto do tipo commodity (cafés mais baratos e de menor qualidade) quanto de cafés especiais (e de maior qualidade)....

Continuar Lendo
Code By - www.alpix.dev E-Com Plus
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.